quinta-feira

Os audibles

Audibles são ficheiros que se ouvem em Cd ou mp3 e nos quais podem vir livros, workshops, seminários e que neste momento já conta com uma grande variedade de títulos.

Quem mos apresentou foi a Helena Cristina, e eu resisti imenso tempo. Achava uma modernice tola e não compreendia o conceito. Eu sempre adorei livros, e nunca gostei que mos lessem, porque não são muitas as pessoas com capacidade para ler de uma forma interessante, e de resto isso aprende-se nas escolas de actores que, supostamente, trabalharam a dicção e a voz.

O caso foi que um dia, ela enviou-me um mp3 para eu ouvir, e eu numa insónia chata acabei por pegar naquilo e adorei! Foi formidável.

Elegi o site www.audible.com porque tinha imensos títulos, muitos dos quais nas minhas áreas de interesse e era acessível. Por 7 dollars por mês eu podia comprar um audible por mês independentemente do valor que ele efectivamente tivesse.
Comprei por 7 dollars livros que a amazon vendia por 30 e mais.
Além disso, ler implicava parar, sentar-me e dar atenção apenas ao livro. Muitas vezes cansava-me a vista e exigia-me que lesse apenas em boas condições de descanso e luz.
Eu sempre adorei ler antes de dormir, nos transportes... mas em casa, por exemplo, não me dava jeito. Achava sempre outras coisas para fazer.

Os audibles podem ser ouvidos no escuro, a lavar a loiça, a caminhar à beira mar.
Pude ler livros a conduzir. Pude aprender imensa coisa enquanto limpava o pó aos móveis, mudava o comedouro dos bichos e via as pessoas lá fora a passar na rua.
Assisti em workshop de 10 e 20 horas, realizados por pessoas maravilhosas pelo mundo fora, por 7 dollars.

De longe os audibles foram a minha maior fonte de transformação pessoal, depois da vida em si :-)
Alguns audibles ouvi várias vezes seguidas, não porque fossem assim tão novos ou extraordinários no que diziam, mas porque eram a minha compensação saudável a todo o ruído e lixo que eu ouvia e ouvira repetidamente a minha vida inteira.
Ouvir pessoas bonitas a falar de coisas importantes, inteligente, profundas e construtivas, horas e horas a fio, era de certeza a melhor coisa que eu podia fazer por mim.

Cortei com noticiários, filmes violentos, cortei com a televisão quase toda, escolhi ler ensaios que realmente me explicassem as coisas do mundo, ensaios, estudos, coisas mais perenes e fundamentadas do que a cacofonia dos nossos meios de comunicação.
Ouvi meses e anos de mestres, professores, poetas, estudiosos. Horas e horas e horas de sabedoria, ou pelo menos da tentativa honesta e bem intencionada de compreender melhor, num sentido construtivo, amoroso e belo.

Ainda agora é com os audibles que aprendo sempre tanto.
Além de aprender inglês :-) que é uma vantagem colateral.

Isto para dizer, que quero agradecer ao mundo a existência dos audibles, o meu acesso a eles e a iniciativa de todos os autores e distribuidores que têm feito esse trabalho, de tornar audível para o mundo, a preços acessíveis, toda essa informação.

Está a ser um trabalho maravilhoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário