terça-feira

A auto-imagem, o espelho e outras evidências

Não tenho espelhos de corpo completo cá em casa. Vejo-me sempre até dois dedos abaixo da cintura. Não foi propriamente uma estratégia, foi mais uma consequência de não ser uma pessoa muito preocupada com a figura, ou não viveria nos 59 quilos quando sei que 50, 52 quilos são os que me ficam bem.

Enquanto ensacava roupa, veio parar à minha mão um camiseiro preto que vestia até há exaustão não foi assim há tanto tempo. Olhar para o camiseiro foi como olhar para uma roupa que nunca tivesse sido minha, a não ser numa adolescência prévia. Como é que aquilo já me serviu??
Por graça, resolvi vestir a camisa e apareci na sala para mostrar: um palmo afastava os botões das casas no peito e mais de um palmo na barriga.

Uma parte disto tem piada. Tem piada por ter uma razão, e por essa razão ser boa.
Uma parte minha não acha a menor graça ao assunto.

Veio isto porque tive de me chegar à janela para ter rede no telefone e pude ver-me refletida no vidro mais de mim do que é habitual.
Estava de pijama, descontraída, sem disfarces, nem truques, só mesmo eu com roupa à vontade...
É assustador.
Pareço bulímica. Em tão pouco tempo...

Já foram para o Montijo as fotografias de mim com a minha filha com um ano e dois... e eu estava nos tais 50, 52 e estava tão bem.
Agora ela tem 9, eu ainda vou a meio do processo de ganhar peso, e estou um barril.

Existe poesia numa barriguita empinada, na doçura de um rosto que se arredonda e em todo um corpo que se ajeita, comprime e dilata para arranjar espaço para caber mais alguém que não pára de crescer.
Mas também existe algo de sinistro nisto, para um lado feminino crítico que também tenho, e que queria ser linda, e que queria manter-se minimamente interessante e que não gosta de passar bamboleando, assexuada como se fosse mãe de todos, enquanto no frisson de bronzeados e saldos tantas mulheres brilham e se agitam, totalmente alheias ao facto de que eu passei, a pensar talvez, se compensará um carrinho de bebé para todas as fases, ou se ande mas é com ela ao colo enquanto for pequenina de mais para 4 rodas...

Sem comentários:

Enviar um comentário