sexta-feira

O que é negligência?

Muitos associam negligência a deixar uma criança andar rota, e suja. Normalmente num quadro de pobreza, de precariedade e de marginalidade.
Negligência, para muitas pessoas, é não satisfazer as necessidades básicas das crianças, como alimentar, manter saudável, levar á escola, ao médico...
Outros ainda podem confundir negligência com violência, na medida em que por vezes co-habitam e na realidade negligência é uma forma de violência pela ausência, pela falta.


A negligência, porém, é transversal a todas as idades, classes sociais, referencias culturais, quadros económicos.
A negligência pode ser feita entre adultos e crianças, adultos e adultos, no casamento, na amizade, no trabalho, na velhice.
A negligência sucede na relação indivíduo/indivíduo, mas também nas comunidade em relação aos indivíduos, nas comunidades umas com as outras e à escala global.


Negligência é um não cuidado, uma não atenção, uma não presença, um não gesto, uma não validação, uma não valorização.
Negligência é olhar para o outro e não o ver, não o perceber, não ficar encantado.

É fácil negligenciar uma criança porque se for bebé não fala, e pouco tempo depois passou a ver o mundo com olhos negligentes como os nossos e passa a achar normal a negligência.
É fácil negligenciar quem está mais vulnerável.
E é a negligência com piores consequências para o negligenciado.


Nas crianças a negligência é mais do que um problema de atitude, porque na criança corpo, sentimento e ideia não têm uma linha a separar e crescer faz-se dessa trança que se transforma em ser, pelo menos no que o ser sente que é.

O negligente foi negligenciado. É a pandemia em mais larga escala no planeta. Espero que apenas exista neste planeta. Espero que o cosmos não conheça outra negligência.

Vou escrever mais sobre negligência. Mas agora quero descansar num outro conceito.
Uma ideia/sentimento que prefiro ver prevalecer e que precisa de ser muito repetida:


Eu, com toda a minha verdade, estou aqui, para aquilo que tu és e nisso, somos perfeitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário