quinta-feira

Instinto de ninho

Lembro-me de isto ter sucedido exactamente nesta altura na minha gravidez com a minha filha há 9 anos atrás. Uma espécie de febre, de urgência de aprontar. O que eles chamam o instinto de ninho.
Ambas as situações coincidiram com mudanças de casa... os ninhos por excelência.

Mesmo quem não muda de casa sente esta necessidade de preparar. É o mesmo impulso que põe pardalinhos a apanhar galhinhos para construir os seus ninhos para os ovos, e o mesmo impulso que faz rodar o nosso planeta vivo e a nossa galáxia viva por estarmos aqui, sempre criando, gerando e promovendo vida.

A doença de consumo na qual vivemos mergulhados neste canto grande do mundo pequeno que é o nosso, aliada ao instinto de ninho, às emoções hormonalmente temperadas e ao facto de que estou a mudar de casa, dão um efeito explosivo.
O ter de ter.
O ter de ajeitar.
A imaginação devolve-me imagens de quartinhos maravilhosos, de momentos de passeio, de conforto, de sentimento de prosperidade, e de doçura.
A realidade dá-me a ambiguidade em que eu própria estou, como não podia deixar de ser. Vemos o que estamos.

Contrariar o meu impulso de ninho faz-me mal.
Dar vazão ao meu instinto de ninho trazer-me-ia um grave problema de débito financeiro.
A linha do equilíbrio ninguém a desenhou e a mim falta-me uma caneta.
... daí que seja preciso procurar espaços de silêncio no qual alguma objectividade consiga, de quando em quando, respirar.

2 comentários:

  1. Como te compreendo, cara amiga. Neste momento, a palavra de ordem cá em casa é contenção de despesas e depois inunda-nos com um sem fim de coisas que supostamente temos que ter. Mesmo com as hormonas aos saltos, ainda consigo perceber que muitas delas são extremamente acessórias, mas às vezes também me zango comigo própria por não poder dar asas ao meu instinto consumisto-maternal. Grrrr!! Eu a tentar perceber como é que vamos dividir um quarto com um bebé, e só ouvir falar em quartos pró bebé e pinturas, mobílias caríssimas e carrinhos a preço de Mercedes, Que irritação. ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Amarte,

    Quis responder no fórum às perguntas que me fizeste mas estou bloqueada... não faço ideia porquê.. Acredito que seja um bug no fórum porque não tenho ideia de ter feito nada especialmente errado por lá :-)

    Se vires que não apareço mais... é porque me cortaram mesmo...

    ResponderEliminar