quinta-feira

Deus vive nos detalhes

Sempre adorei esta imagem. Remete-me para os filmes de época, cujos planos nos deixavam ver nos detalhes a grande maravilha do cinema, nos quais os diálogos chegavam a ser pretextos, como nos filmes do Visconti.

O desafio e o encanto dos detalhes é que são detalhados e exigem detalhe :-)
Exigem minúcia, disciplina, rotina e é por isso que são encantadores. é o encanto da casa das avós, o detalhe. É nas pequenas coisas que a história paira e respira, é nos pequenos gestos, nas pequenas fracções de rotina que a estabilidade dos espaços familiares de antigamente assentam, e isso constrói-se. Não vem no kit inicial.

Numa casa cada um tem necessidades, potencilidades, uma rotina e eventos extra-rotina.
Cada compartimento tem uma vida própria, com necessidades, potencialidades, rotinas e eventos extra-rotinas, tal como as pessoas que os habitam.

Cada semana, cada dia, tudo o que vivemos impregna-se da nossa vida e a nossa vida molda-se á medida dos espaços de que dispomos num ciclo de dar e receber que nunca deixa de ser bidireccional.

Nunca somos os mesmos num espaço que nos encanta e dá conforto e segurança, ou num espaço desordenado, sujo e feio.
Tambem temos dificuldade em colocar nas coisas a beleza e a ordem de que as nossas cabeças e corações se vêm despidos.
É como um jogo de espalhos interminável, mas cujos ciclos precisam de ser interrompidos quando trabalham contra nós, e mantidos quando esse fluxo nos edifica e engrandece.

Sem comentários:

Enviar um comentário