quinta-feira

Canseira e motivação

A minha mãe está debilitada. Apanhou uma gripe vulgar em tempos de grande alarme em relação à gripe A. Felizmente está já completamente bem, sente-se apenas abatida.
Comentou comigo que se sente velha. Que antigamente só se sentia mais velha quando olhava para as fotografias, mas agora basta-lhe olhar o espelho. "Está tudo lá", disse ela.

Eu comentei que o olhar que temos de nós mesmos é a coisa mais subjectiva que existe e que se ela olhar ao redor verá como pessoas maravilhosas se podem achar horríveis e pessoas nas quais não vemos grande graça se podem achar o máximo.
"Tem a ver com a motivação com que vivem. Tem a ver com sentirem-se vivas, e a vitalidade não vem do que se come ou de dormir mais horas. A vitalidade vem da motivação com que se vive. Quem realmente vive motivado pode andar nas nuvens, feliz, saudável e comer e dormir relativamente pouco. Outra pessoa pode andar sempre a dormir e a comer com imensas regras e sentir-se uma porcaria."

Lembrei-me de uma expressão do Deepak que eu adoro: A fogueira do olhar.
é na fogueira do olhar que temos a previsão da saúde daquela pessoa nos próximos meses.
A fogueira do olhar da minha mãe anda bem apagadita. E isso preocupa-me.
Não tem a ver com o que come. Não tem a ver com o que dorme. Tem a ver com a razão pela qual acorda todas as manhãs, ou a falta de uma boa razão que a faz gravitar como um satélite, sem órbita própria, quanto mais luz.

Estou um pouco preocupada com ela.

Eu, sinto-me muito cansada hoje. Andei o dia todo a ter a sensação de estar a viver um dia esquisito. Falta-me uma motivação egoista, uma coisa gira para fazer. Mas a fogueira do meu olhar não engana. Ando feliz. Tenho a vida a andar tranquilamente no sentido que eu queria.
Eu nunca soube muito bem como chegar ao que gostaria de ser quando for grande. Mas quando vou nessa direcção sei logo, porque me sinto assim... as coisas fazem sentido. E um dia esquisito, é mesmo só isso. Um dia esquisito. que aliás está a acabar.

Sem comentários:

Enviar um comentário